
OFICINA DE ATUALIZAÇÃO EM DANÇA
“A PEDRA NA ÁGUA”
Ministrante:
Júlia Emília
(Teatrodança de São Luís - Maranhão)
Ministrou o Curso de Danças Populares no Festival de Joinville (2010)
O objetivo da oficina é vivenciar as correlações entre as técnicas acadêmicas e as expressões populares, metodologia investigada pelo Teatrodança.
Corporeidade e sonoridade: nações indígenas e africanas. Povos ibéricos. Conotações que permaneceram no bumba-meu-boi de matraca (ritmo) e orquestra (harmonia). Uso das articulações: cintura escapular e pélvica. Desenho coreográfico: cordões de índios, caboclos e vaqueiros. Busca da representação da brasilidade em diferentes vertentes.
Os participantes terão oportunidade de manejar culturas encaradas como socialmente complementares, evocando memórias.
- DIAS: 09, 10 e 11/08
- HORÁRIO: 16hs às 20hs
- CARGA HORÁRIA: 12 horas
- VAGAS: 20 participantes;
- INVESTIMENTO: R$100,00
CONTATO E INFORMAÇÕES:
terpsi.contato@yahoo.com.br
(051) 9306-0982 begin_of_the_skype_highlighting (051) 9306-0982
INSCRIÇÕES:
Júlia Emília
Educadora, licenciada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, como bolsista do CNPQ. Começou no formalismo da técnica clássica com Tatiana Leskowa e Jane Blauth, nos anos 70, no Rio de Janeiro. Participou da pesquisa de novas linguagens na Escola de Klauss e Angel Vianna; no Teatro Ventoforte com Ilo Krugli, integrando a Cia. Dramática Brasileira e o American College Theatre Festival; a Cia. Aérea de Dança do Circo Voador com João Carlos Ramos. Desde 1983 dirige o Grupo Teatrodança marcando presença em festivais e instituições de pesquisa. Ex-proprietária do Núcleo de Dança Oficina do Corpo e ex-diretora de programas na TV Educativa, a partir de 1989, institui uma “escola itinerante” possibilitando espaços para exercitar sua pesquisa de uma terceira linguagem corporal, fusão do popular e acadêmico. “Bicho Solto Buriti Bravo”, parceria com o poeta Ferreira Gullar e o compositor Zeca Baleiro, é seu produto inicial. Premiada com a Bolsa Virtuose/Ministério da Cultura troca experiências com a Universidad de Buenos Aires, com a Fondación Rio Abierto, Faculdade Angel Vianna, com o Danzario Americano, Very Special Arts do Brasil, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Maranhão. Com sua última produção, “Alma Nova”, foi selecionada mais uma vez pelo Programa BNB de Cultura. No momento, cursa especialização em Reabilitação do Sistema Músculo Esquelético.