segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Oficina de Atualização em Dança - “A PEDRA NA ÁGUA”




OFICINA DE ATUALIZAÇÃO EM DANÇA

“A PEDRA NA ÁGUA”

Ministrante:
Júlia Emília


(Teatrodança de São Luís - Maranhão)
Ministrou o Curso de Danças Populares no Festival de Joinville (2010)

O objetivo da oficina é vivenciar as correlações entre as técnicas acadêmicas e as expressões populares, metodologia investigada pelo Teatrodança.

Corporeidade e sonoridade: nações indígenas e africanas. Povos ibéricos. Conotações que permaneceram no bumba-meu-boi de matraca (ritmo) e orquestra (harmonia). Uso das articulações: cintura escapular e pélvica. Desenho coreográfico: cordões de índios, caboclos e vaqueiros. Busca da representação da brasilidade em diferentes vertentes.

Os participantes terão oportunidade de manejar culturas encaradas como socialmente complementares, evocando memórias.

- DIAS: 09, 10 e 11/08
- HORÁRIO: 16hs às 20hs
- CARGA HORÁRIA: 12 horas
- VAGAS: 20 participantes;
- INVESTIMENTO: R$100,00

CONTATO E INFORMAÇÕES:
terpsi.contato@yahoo.com.br


(051) 9306-0982 begin_of_the_skype_highlighting (051) 9306-0982

INSCRIÇÕES:

Júlia Emília

Educadora, licenciada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, como bolsista do CNPQ. Começou no formalismo da técnica clássica com Tatiana Leskowa e Jane Blauth, nos anos 70, no Rio de Janeiro. Participou da pesquisa de novas linguagens na Escola de Klauss e Angel Vianna; no Teatro Ventoforte com Ilo Krugli, integrando a Cia. Dramática Brasileira e o American College Theatre Festival; a Cia. Aérea de Dança do Circo Voador com João Carlos Ramos. Desde 1983 dirige o Grupo Teatrodança marcando presença em festivais e instituições de pesquisa. Ex-proprietária do Núcleo de Dança Oficina do Corpo e ex-diretora de programas na TV Educativa, a partir de 1989, institui uma “escola itinerante” possibilitando espaços para exercitar sua pesquisa de uma terceira linguagem corporal, fusão do popular e acadêmico. “Bicho Solto Buriti Bravo”, parceria com o poeta Ferreira Gullar e o compositor Zeca Baleiro, é seu produto inicial. Premiada com a Bolsa Virtuose/Ministério da Cultura troca experiências com a Universidad de Buenos Aires, com a Fondación Rio Abierto, Faculdade Angel Vianna, com o Danzario Americano, Very Special Arts do Brasil, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Maranhão. Com sua última produção, “Alma Nova”, foi selecionada mais uma vez pelo Programa BNB de Cultura. No momento, cursa especialização em Reabilitação do Sistema Músculo Esquelético.


Nenhum comentário:

Postar um comentário